Descobrimos com o tempo que cada degrau que subimos em nossa carreira profissional, nos apresenta uma visão diferente no contexto da vida. O duro é quando chegamos ao final desta escalada e percebemos que encostamos nossa escada na parede errada!
Diz o ditado que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia! Todo mundo quer mais qualidade de vida e sucesso profissional, então por que algumas pessoas ficam pelo caminho e outras ultrapassam e continuam sua escalada sem perceber às vezes o próprio sucesso?
Rompimento de Paradigmas O mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais flexíveis, criativos empenhados em suas carreiras profissionais.
Uma das grandes potencialidades do ser humano é a criticidade. Criticidade deriva do grego e significa "discernir, interpretar, julgar, distinguir entre verdade e erro"
Precisamos no decorrer de nossa carreira rever nossos paradigmas, nossas regras aceitas, às vezes usar a criticidade para desaprender e tornar a crescer. O auto insight nos revela a essência de nossa criação. Muitas vezes desconhecemos nossos verdadeiros potenciais e ficamos desalinhados com as competências que a carreira exige.
É preciso conhecer a si mesmo e refletir sobre as competências profissionais requeridas e valorizadas no mercado de trabalho. Nesse trabalho, esse é o lado fácil da questão, o duro é conhecer a si próprio.
Os meios de comunicação em geral ajudam-nos disponibilizando pesquisas para "auto insight". Há também a possibilidade da pessoa procurar profissionais especializados em carreira para um norteamento e aprofundamento de suas capacidades, habilidades e atitudes (CHA).
Um processo muito simples e rápido de auto insight é através da matriz SWOT:
Análise SWOT (
Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma maneira bastante eficiente de identificar os pontos fortes e fracos de uma pessoa, bem como examinar as
oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no mercado de atuação. Como resultado dessa análise, temos um relatório que contém informações a respeito de fatores internos da pessoa (
strengths and weaknesses, forças e fraquezas) e sobre fatores externos (
opportunities and threats, oportunidades e ameaças). Mas como usarmos esta ferramenta em benefício próprio? Como poderia ser uma análise SWOT pessoal:
Strengths/Forças: perceba: quais são as suas vantagens como profissional? No que você é bom? O que o mercado, sua empresa e seus colegas identificam como pontos fortes em você? Qual o seu conhecimento sobre o mundo ao redor? Veja o que leva você a ter um diferencial em relação aos seus concorrentes no mercado de trabalho.
Weaknesses/Fraquezas: identifique as áreas em que tem maior conflito: onde e como você pode melhorar? Que atribuição você ainda não faz satisfatoriamente? O que deve ser evitado? Existem reclamações superiores/inferiores a seu respeito? O que ainda está pendente de finalizar por você? O que ainda não está sendo entendido por você em sua área de atuação?
Opportunities/Oportunidades: esforce-se para descobrir as forças que possui e que não estão sendo bem utilizadas: existe alguma tendência do mercado que pode ser vista como o "pulo do gato" para você? Existe alguma área correlata à sua na qual pode investir e prestar um bom serviço ou oferecer um bom trabalho, mas nunca esteve antes? Quais as verdadeiras oportunidades à mostra no mercado de trabalho atual? Analise a situação e pense. Leia e estude, atualize-se. Mantenha seu
networking.
Threats/Ameaças:
visualize o mundo exterior e entenda o que pode prejudica-lo em sua carreira. Que desafios existem pela frente? O que os competidores como você, estão fazendo? Alguma nova tecnologia tem a ver com seu trabalho atual? As competências necessárias para sua área de atuação estão sendo modificadas? Você passa por problemas financeiros, de desenvolvimento ou algum outro não identificado? Você sente que, de forma geral, os demais profissionais, seus concorrentes no mercado, estão se fortalecendo ou existem outros fatores que podem impedir o seu sucesso na carreira?
Outro tipo de pesquisa utilizada hoje é a
"Âncora de carreira":
O conceito "âncora de carreira" surgiu originalmente de um estudo desenvolvido para compreender melhor a evolução das carreiras gerenciais e como as pessoas aprendiam os valores e procedimentos de suas organizações empregadoras.
Este conceito baseia-se em perguntas com respostas pontuadas. De acordo com o total estabelecido, a pessoa encaixa-se em algum dos tipos de âncora de carreira com uma orientação detalhada.
Idéias da obra: "Career Anchors" de Edgar H. Schein."
Tipos de Âncora de Carreira
Competência Técnica/ Funcional
Competência Gerência Geral
Autonomia/ Independência
Segurança/ Estabilidade
Criatividade Empreendedora
Serviço/ Dedicação a uma Causa
Puro Desafio
Estilo de Vida
Por que eu amo o que faço?
"Nas empresas de hoje, os indivíduos são responsáveis por iniciar e gerenciar o próprio planejamento de carreira. Cabe a cada indivíduo identificar seus conhecimentos, habilidades, capacidades, interesses e valores e buscar informações sobre opções de carreira para estabelecer metas e desenvolver planos de carreira."
Bohlander
Uma vez mapeado as competências, habilidades e atitudes, identificado o caminho a seguir, chegou a hora de materializar a carreira, criando um plano de carreira.
Não existe um tempo certo para criar um plano de carreira, o momento é sempre o agora.
Escrever um plano de carreira exige uma grande observação em torno e dentro de si mesmo. A existência de vários modelos prontos, não tira a singeleza e o toque pessoal de cada pessoa em preparar o seu, produto direto de suas experiências e inquietações enquanto planejador dos objetivos futuros.
A relutância em se expor é uma constante na montagem do plano de carreira. A todo momento é preciso deixar claro que os benefícios proporcionados com a montagem do plano superam qualquer tentativa de possíveis fracassos.
Não é uma tarefa fácil a montagem, a ética e honestidade são valores cobrados em todos os resultados.
O tempo influi nos acontecimentos, mas o homem pode mais com sua dinâmica de transformação respondendo a novas maneiras de abordar o assunto.
Evite Excessos
O equilíbrio é a chave para uma carreira certeira e bem sucedida.
Tenha momentos de
lazer com a família, isso é fundamental para uma vida saudável;
-Realize
atividades físicas, faz bem a saúde é um momento de cuidado consigo mesmo;
-Adquira o hábito da
alimentação saudável, seu corpo e sua mente irão agradecer;
-Desenvolva um
bom relacionamento com as pessoas, converse, sorria, encare a vida de maneira mais otimista e tenha pensamentos positivos;
-Procure algo que faça você se
desligar das pressões do cotidiano, faça algo que goste, que se identifique, ou seja, pratique seu hobby preferido;
-No trabalho
otimize o seu tempo para não sofrer muita pressão;
-Se houver possibilidade
negocie os horários de trabalho, para que consiga aproveitar melhor o dia e seu potencial;
-Se ocorrer os sintomas do
stress, reflita e faça com que isso seja um estímulo para mudar seus hábitos de vida e seus objetivos tanto pessoais como profissionais;
Com base em todo o trabalho anterior, você considera que:
- Gosta do que faz (tem paixão)?
- Seus talentos estão aplicados?
- Onde seu talento e sua paixão cruzam com as necessidades do mundo? Ou seja, qual sua missão de vida? Sua vocação?
- Seus talentos estão alinhados com a sua verdadeira vocação?
-Você sente-se equilibrado, ou precisa rever seus conceitos?
Só resta uma pergunta: continua subindo ou quer descer?
Lembre-se na descida todo Santo ajuda! É o tempo de pegar novo folego e recomeçar, só que desta vez encoste sua escada na parede certa!!
PENSE NISSO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário